revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #96 - Maio 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A comunicação como uma ação refletida

Me convidaram para escrever algo sobre comunicação autêntica e logo pensei: “o que vou escrever”? “Será que consigo no tempo proposto”? “Será que digo que não vou poder”? “Não vou aceitar.” “Estou cheio de coisas para fazer.” Na realidade fiquei feliz por ter sido convidado, mas ao mesmo tempo angustiado por mais uma tarefa.

E começo meu texto expondo isto não por acaso, mas porque isso descreve um processo e um tipo de comunicação, um tipo de ação reflexiva que antecede uma ação direta.

Segundo a ontologia da linguagem (Echeverria – 2003) todo e qualquer processo de comunicação é um ato linguístico e uma ação, pois a linguagem é ação, e sendo assim, não existe formas de linguagear de forma passiva. A ação reflexiva é o processo de pensamento, uma ação que antecede (ou não) a ação direta, que podemos entender como uma expressão no mundo.

No momento em que me foi feito o convite para escrever um texto e entregá-lo fui convidado para executar uma ação direta e isso despertou em mim uma ação reflexiva na qual estabeleci um diálogo interno para dar uma resposta a quem me convidou, e para dar a resposta positiva tive que avançar nas ações reflexivas e achar meios para aceitar: “Vai ser interessante escrever sobre o tema.” “Tenho o que falar sobre”. “Vai ser divertido.” “Vou escrever.” Nesta ação reflexiva, do início até aceitar, fiz um movimento de afirmar algumas coisas diante dos meus sentimentos para não aceitar e fui desenvolvendo até decidir aceitar com uma declaração: “Aceito o convite, vou escrever esse texto!”

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal. As Origens A marca... leia mais

12 minutos

A importância da confiança no empreendedorismo

1 - INTRODUÇÃO A confiança desempenha um papel central no mundo do empreendedorismo, servindo como alicerce para relacionamentos bem-sucedidos, colaborações frutíferas e o crescimento sustentável de empreendimentos. Em um cenário onde a incerteza é a única constante, a confiança emerge como uma moeda de valor inestimável. Seja entre empreendedores e investidores, equipes internas ou... leia mais

14 minutos

Assessment para Desenvolvimento de Pessoas e Times: Uma Visão Integral e Dinâmica

Vivemos em um mundo onde somos frequentemente definidos por rótulos e categorizações, sejam pelos outros ou por nós mesmos. Contudo, em nossa consultoria, firmamos o compromisso de ver o ser humano como uma entidade em constante evolução. Os assessments, quando usados de forma sábia, são ferramentas de iluminação, mas nunca de limitação. Todo ser humano é uma tapeçaria complexa de... leia mais

10 minutos

Tocando a Humanidade: Como a Experiência Somática (SE) Transformou Minha Abordagem Profissional"

Como profissionais de desenvolvimento humano em treinamentos, processos de coaching, de mentoring ou mesmo na liderança de times ou como colegas de trabalho tocamos cotidianamente na humanidade das pessoas, às vezes sem nos darmos conta disto, e o fazemos a partir da nossa própria humanidade (às vezes não nos damos conta disto também). No dia a dia podemos não dar a devida atenção a... leia mais

17 minutos

A força invisível chamada cultura organizacional

Há uma panela de pressão no fogo. Aquecida por questões econômicas, geopolíticas, tecnológicas, ambientais e sociais, acelera o tempo de resposta de países, organizações e da sociedade em geral. O barulho assusta, pois há o risco da explosão, mas há também a oportunidade de se fazer um belo caldo, temperado pelas mãos de diversos stakeholders. As macrotendências colocam cada vez... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium