“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.”
Carl G. Jung
Com a avalanche de profissionais “denominados” coaches pelo mercado, nunca foi tão importante, o olhar para a reputação, para a confiança e a credibilidade profissional.
Quando se trata de construir uma reputação, seja nos negócios, assim como na vida, existe sempre o benefício de saber como as outras pessoas te veem, reconhecer aspectos em você que deveriam causar certas impressões nas pessoas, mas que não causam.
Será que você zela diariamente por isto?
O foco deste artigo é ajudar você a ter uma perspectiva mais clara sobre qual “reputação precede você”.
A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer. – Platão
Longe de mim discutir com Platão! A sua reputação é a percepção que os outros formam de você, sendo o resultado das impressões que você causa. A habilidade em causar impacto aos olhos dos clientes, parceiros, liderados, entre outros, afeta o seu desempenho, a sua performance. Isso significa que a sua reputação pode ser algo positivo, como pode ser algo negativo.
A reputação é o fio condutor pelo qual passam as ideias iniciais que uma pessoa tem. Seja em uma primeira sessão, reunião, seja com o decorrer do tempo ou através da mídia, a sua reputação está sendo formada e transmitida para todos a todo instante. A curto prazo, a reputação é importante, pois você tem apenas alguns minutos para interagir antes que os outros tirem conclusões sobre você. A longo prazo, a sua reputação está ligada à sua credibilidade. E a credibilidade por sua vez, é um dos elementos da construção da confiança.