revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #93 - Fevereiro 2021

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Coaching de Equipe e Suas Especificidades

“No trabalho, como na dança do tango, as Equipes dependem de uma profunda confiança mútua e clareza de comunicação”- (M. Wucker, 2018)


Jones et al. (2019, p. 1.) num interessante artigo sobre o que distingue o Coaching de Equipe (CEq.) de outras intervenções, ressaltam três aspectos relevantes:

1. “Sendo as equipes parte das organizações efetivas, a aprendizagem e o desenvolvimento precisariam passar do foco apenas no individuo para o capacitar a equipe como um todo a aprender e desenvolver-se dentro de suas funções a fim de elevar a sua efetividade”.

2. Apesar do crescimento do CEq., ainda não contamos com uma base teórica empiricamente válida, havendo inclusive uma certa confusão sobre o que o seja CEq, considerando que existem alguns aspectos em comum entre este e outras formas de aprendizagem e desenvolvimento de Equipes.

3. Uma conceituação clara do que é CEq. é essencial para que as organizações compreendam o que é e por que utilizam este tipo de intervenção.

Pata tratar destas questões, os autores adotaram uma abordagem interna, buscando definir o conceito de Coaching de Equipe a partir da contribuição dos profissionais que atuam na área.

A proposta foi, pois, de construir um definição de CEq com base em dados, especificação de fronteiras, incluindo uma análise clara das semelhanças e diferenças com outras intervenções em equipes.

Trata-se de uma abordagem diferente das inúmeras conceituações disponíveis uma vez que busca refletir a prática corrente. Para fins comparativos foram considerados três tipo de intervenções em equipe além do CEq.

Treinamento de Equipe (Team training) – considerado como recurso fundamental para elevar a eficácia e foca o conhecimento latente do trabalho em equipe, habilidades e/ou competências atitudinais, além de clarificar e definir o treinamento como uma estratégia sistemática que se propõe a aperfeiçoar certos objetivos específicos ou competências que elevem o trabalho em equipe.

Integração de Equipe (Team building) – é uma intervenção processual que estimula os membros da equipe a refletirem sobre seu comportamento e relacionamentos interpessoais. Segundo Klein et al. (2009), parece que se chegou a um consenso sobre o conceito de integração de equipe definido como incluindo quatro elementos:

1.estabelecimento de metas,

2. relações interpessoais,

3. estabelecimento de papéis e

4. solução de problemas.

Desenvolvimento de Equipe (Team development) – um processo holístico informal do qual participam todos os membros e através do qual estes buscam criar estruturas sociais eficazes e processos de trabalho  próprios.

Coaching de Equipe (Team Coaching) - Segundo os autores, embora a popularidade do Coaching de equipe (CEq.) parece estar crescendo, este ainda permanece “pouco compreendido em termos de definição, conceituação e clareza e de suas fronteiras com outras intervenções de aprendizagem e desenvolvimento de equipes.”

Os autores identificaram 15 definições de CEq publicadas entre 2000 e 2017 que ilustram as diferenças de entendimento dos profissionais em relação a esta intervenção. Cada definição foi abordada através da análise temática com o objetivo de identificar padrões ou temas recorrentes nas definições e palavras chaves, tais como aprendizagem, diálogo, estabelecimento de metas, conscientização, apoio, responsabilidade, performance coletiva, reflexão, estratégias, desafio, identificação de forças e limitações, facilitação, performance da equipe, solução de problemas . Trata-se de uma ampla variedade de fatores que representam um desafio para a obtenção de um consenso. No caso do papel do coach. foram encontradas seis descrições diferentes.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Mundo Empresarial em Mutação e os Desafios do Coach Executivo

Embora nos idos de 2002 Paige (2002, p. 61) tenha feito a  afirmação acima,  esta construção/reconstrução  da identidade do coaching executivo continua buscando  compatibilizar-se com as demandas contemporâneas, fruto das  profundas e rápidas transformações do mundo empresarial. A autora nos surpreende com a atualidade e amplitude de suas observações, muitas... leia mais

23 minutos

Afinal, o que Determina a Efetividade dos Processos de Coaching Executivo e Empresarial?

INTRODUÇÂO Trata-se de um tema presente na literatura especializada de coaching nas últimas décadas em inúmeros trabalhos que buscam identificar um conjunto de fatores responsáveis pela efetividade deste processo.  As primeiras investigações sobre esta efetividade datam do fim dos anos noventa e a primeira década do novo século, tais como as  realizadas por Peterson... leia mais

23 minutos

Coaching Executivo: Para Onde Vamos?

“A mudança é, ao mesmo tempo, criativa e destrutiva” Heráclito (Filósofo grego) A rapidez e a profundidade das mudanças no mundo contemporâneo já não mais nos surpreendem. Um desafio dos que ocupam posições de liderança nas organizações é mantê-las atuantes, eficazes e capacitadas a conviver construtivamente com um contexto mutante e imprevisível. ... leia mais

23 minutos

Intuição em Coaching Executivo

“Há indicações de que entidades profissionais estão reconhecendo a significância do papel da intuição na aprendizagem e no desenvolvimento” P. Mavor, E. Sadler-Smith e D.E. Gray (2015, p3). Introdução Vários Coaches experientes afirmam utilizar a intuição no seu trabalho. Outros  consideram a intuição como um aspecto crítico da prática do coaching.... leia mais

22 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium