É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir a trás,
Esperançar é construir, esperançar é não desistir.
Esperançar é levar a diante,
Esperançar é juntar-se aos outros
Para fazer de outro modo”
Paulo Freire
Em Abril de 2019, Rosa Moniz esteve em Cabo Verde e quis cumprimentar o Presidente da República. O objetivo era o de convidar o Sr. Presidente a visitar a Associação de imigrantes Cabo Verdianos em Portugal liderada pela própria Rosa Moniz. A conversa levou-os ao Coaching sendo que aproveitou a oportunidade para partilhar as enormes possibilidades do Coaching para Cabo Verde. “Este coaching está na moda. Eu vi na televisão”, disse o Chefe de Estado, referindo-se ao anúncio de televisão protagonizado pela primeira organização no país a promover a metodologia.
Este episódio confirmou a perceção que Rosa Moniz tinha tido depois de ter interagido com alguns quadros técnicos das organizações em que a metodologia do Coaching tinha sido abordada. Os Cabo Verdianos estavam a aderir a formações em Coaching, não para serem Coaches a exercer a profissão, não para receberem sessões de coaching e alcançarem a transformação, mas porque fica “bonito na fotografia curricular”. Talvez por isso, os profissionais dos Recursos Humanos estejam a solicitar a integração do Coaching nos programas de formação contratualizados. Talvez por isso, o Coaching apareça nos termos de referência de muitos concursos de formação destinados à Administração Pública bem como em inúmeros programas de desenvolvimento social.
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Um dos grandes paradoxos da sociedade atual é que, mesmo diante da constante discussão sobre a importância das novas tecnologias e como podemos utilizar essas ferramentas de última geração, como IA, IAG, Big Data, Iot, Cloud Computing, valorizamos e exigimos uma troca cada vez mais humanizada nas relações nos segmentos B2B e B2C.
A demanda pela personalização mostra que sim,... leia mais
O ambiente de trabalho é onde passamos uma parte significativa do nosso tempo diário, e é essencial que seja um espaço seguro e saudável para todos os colaboradores.
Infelizmente, o assédio no local de trabalho é uma realidade que muitas pessoas enfrentam, prejudicando não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também a produtividade e o ambiente geral da empresa. Neste artigo,... leia mais
Ahh emoções, sempre as emoções.
Quando somos perguntados se somos seres racionais ou emocionais, a maioria responde, com grande convicção, racionais.
Pois é! Quando pensamos na frase “as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas, via de regra, pelas incompetências emocionais”, vemos que as emoções exercem um papel muito maior em nossas vidas do... leia mais
Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam?
De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida... leia mais
Toda a organização tem sua cultura. Não existe cultura ruim, existe a cultura que funciona, que materializa o real propósito e a estratégia da empresa.
Quando uma empresa embarca no processo de entendimento e disseminação da cultura, alguns aspectos são fundamentais, para que o trabalho tenha sentido, reverbere e dê resultados:
- Compromisso pessoal do número 1 e seus imediatos
... leia mais