revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #86 - Julho 2020

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 86

Nosso coach João nos traz o seguinte caso:

Acabo de fechar um processo de coaching com um jovem executivo. Ele teve uma carreira muito bem sucedida na organização de grande porte onde trabalha. Aí entrou como estagiário e hoje é superintendente de marketing. Além de ser reconhecido por suas entregas de qualidade e rápidas, ele também é percebido como um trator que deixa “mortos e feridos” por onde passa. É relevante esclarecer que ele me contratou diretamente, sem qualquer patrocínio ou informação da empresa. Embora afirme que não quer ser trator, o cliente acredita que nasceu, cresceu e teve sucesso porque é assertivo. Também acredita que as pessoas não mudam. Confesso que estou confuso e um pouco intimidado com esse cliente. Por onde começar?

Oi João, muito interessante seu caso: de um lado o cliente quer mudar e do outro não acredita em mudança. Da mesma maneira, de um lado ele acredita que ao menos parte de seu sucesso se deve exatamente ao comportamento que quer mudar. Estou bastante inspirada com a abordagem de Marcia Raynolds1 e seu livro “Coach the person, not the problem” (Faça o coaching da pessoa, não do problema). Essa perspectiva é especialmente poderosa em seu caso porque tira você da armadilha de tentar convencer o cliente de que vale a pena mudar.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium