revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #61 - Junho 2018

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Cultura de Paz, CNV e Transformação Cultural... a caminho de um mundo melhor

Há 10 anos participei de um programa de sensibilização para grupos de crianças nas suas atividades de período contra-escolar em uma ONG. Nossa missão: semear a Cultura de Paz com base no Manifesto 2000 da UNESCO. 

O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência foi esboçado por um grupo de laureados do Prêmio Nobel da Paz, com o objetivo de obter o comprometimento das pessoas através da vivência cotidiana dos seguintes princípios:

Foi nesta ocasião que li pela primeira vez sobre os conceitos da Comunicação Não Violenta (CNV), de Marshall Rosenberg. Encontrei uma abordagem prática de comunicação totalmente alinhada com os princípios de mudança em direção a uma Cultura de Paz: promovendo maior profundidade no escutar, fomentando o respeito e a empatia, estabelecendo, desta forma, um campo mais fértil para mediação de conflitos de qualquer natureza. A semente de atuar como agente de transformação cultural estava plantada. 

Alguns anos depois, desta vez no contexto organizacional, me deparei novamente com a CNV e a Cultura de Paz, agora através do Modelo de 7 Níveis de Consciência, de Richard Barrett, um modelo que se baseia na hierarquia de necessidades de Abraham Maslow e está alinhado com os estágios de desenvolvimento humano. Este modelo se aplica a todos os indivíduos e estruturas de grupo humanas: organizações, comunidades, nações, etc.

Segundo o modelo de Richard Barret, as organizações crescem e se desenvolvem da mesma maneira que os indivíduos e, para se desenvolverem, devem responder com sucesso às suas necessidades e ter seus valores evidenciados em cada decisão que tomam e cada ação que praticam. As organizações mais bem-sucedidas são aquelas que desenvolvem a consciência de espectro total, ou seja, dominam as necessidades de cada um dos sete níveis de consciência sendo, desta forma, capazes de responder e de se adaptar de maneira apropriada a cada desafio do mercado.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Inglês como fortalecimento da marca pessoal

Pouco se fala a respeito do inglês como uma ferramenta poderosa na construção da marca pessoal, entretanto por ser língua franca nos negócios internacionais, permitindo a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes países e culturas, seu domínio pode abrir portas para oportunidades globais, facilitar negociações e conferir uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, então... leia mais

9 minutos

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium