revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #49 - Junho 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Vinculação: Uma dinâmica que se estabelece e gera sustentabilidade ao processo de Coaching

“Um relacionamento de coaching bem-sucedido é sempre uma história de transformação...”
Robert Hargrove

Minha expectativa neste artigo é poder conversar sobre questões que podem colaborar para a sustentabilidade do processo de coaching. Focar na possibilidade da criação do vínculo no processo e o estabelecimento de uma aliança sustentada pelo respeito e confiança. 

Quando um novo processo inicia, variadas são as necessidades e expectativas. Estamos, neste momento, inseridos em uma intensa complexidade que diz respeito à vida do coachee.

Clarear objetivos não é algo fácil, uma vez que tudo parece importante e necessário ser trabalhado. Mas como lidar com as expectativas de cada novo começo para o coach e para o coachee?

Conseguir estar presente “no aqui e agora”, criando uma conexão que se estabelece de ambas as partes, torna possível a caminhada em busca dos objetivos do coachee. Propiciar um ambiente protegido e seguro, onde este possa partilhar suas ansiedades, frustrações, aspirações é uma das formas de colaborar com o processo de vinculação. Para pensar sobre esse momento do processo, recorro a Winnicott, e em suas considerações teóricas sobre criar um estado afetivo especial e consistente que possibilite um “ambiente suficientemente bom”, que colabore com o crescimento e desenvolvimento do cliente. Para o autor, há, em todo ser humano, uma tendência à integração, ao amadurecimento e este só não se efetivará caso não encontre, no ambiente, condições favoráveis para tal.

Acredito que o estabelecimento do que Winnicott chamou de holding (sustentar, envolver) é fundamental para que sentimentos e percepções do coachee possam emergir e, através da nossa intervenção, proporcionar ao cliente novas experimentações e possibilidades.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Mais tecnologia, menos robotização: a importância da marca pessoal no mercado atual

Um dos grandes paradoxos da sociedade atual é que, mesmo diante da constante discussão sobre a importância das novas tecnologias e como podemos utilizar essas ferramentas de última geração, como IA, IAG, Big Data, Iot, Cloud Computing, valorizamos e exigimos uma troca cada vez mais humanizada nas relações nos segmentos B2B e B2C.  A demanda pela personalização mostra que sim,... leia mais

10 minutos

Assédio no Ambiente de Trabalho: Compreensão e Implicações Legais sob a CLT

O ambiente de trabalho é onde passamos uma parte significativa do nosso tempo diário, e é essencial que seja um espaço seguro e saudável para todos os colaboradores. Infelizmente, o assédio no local de trabalho é uma realidade que muitas pessoas enfrentam, prejudicando não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também a produtividade e o ambiente geral da empresa. Neste artigo,... leia mais

9 minutos

Sobre Inteligência Emocional

Ahh emoções, sempre as emoções. Quando somos perguntados se somos seres racionais ou emocionais, a maioria responde, com grande convicção, racionais. Pois é! Quando pensamos na frase “as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas, via de regra, pelas incompetências emocionais”, vemos que as emoções exercem um papel muito maior em nossas vidas do... leia mais

5 minutos

O impacto das emoções na confiança e nas relações

Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam? De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida... leia mais

9 minutos

A importância do assessment executivo para o caminho de fortalecimento da cultura

Toda a organização tem sua cultura. Não existe cultura ruim, existe a cultura que funciona, que materializa o real propósito e a estratégia da empresa. Quando uma empresa embarca no processo de entendimento e disseminação da cultura, alguns aspectos são fundamentais, para que o trabalho tenha sentido, reverbere e dê resultados: - Compromisso pessoal do número 1 e seus imediatos ... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium