revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #38 - Julho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O Coaching sem formulários

Como diz John Whitmore:

“ler livro não vai tornar você um especialista em Coach, mas vai ajudar a reconhecer o valor desta técnica, e talvez induzi-lo a uma jornada de autodescobrimento que terá um efeito profundo no sucesso de seu negócio, em suas habilidades e na qualidade da sua relação com os outros.”

Muitos Coaches acreditam que ter experi­ência profissional, conhecer inúmeras ferra­mentas, garantem um bom processo com seu Coachee.

Whitmore contribui ainda dizendo que “... o bom coaching é uma habilidade, uma arte talvez, que requer uma compreensão pro­funda e muita prática para expressar seu ex­traordinário potencial.”

Realmente, para realizarmos um bom pro­cesso de coaching, precisamos desenvolver várias competências, para fazer valer um velho ditado que diz “quem não tem compe­tência não se estabelece”. Com certeza, os profissionais mais completos, com resulta­dos efetivos em seus processos de coaching é que se manterão no mercado.

Para Boyatzis, “competência é uma profun­da parte permanente da personalidade de uma pessoa, que leva ou resulta em uma performance efetiva e/ou superior em uma tarefa.” O desenvolvimento da competência é uma atividade perene, uma jornada mes­mo de autodescobrimento, como menciona Whitmore.

O Coach deve combinar duas competências: relacionamento e comunicação, além de fo­car outras áreas do conhecimento para reali­zar um trabalho de sucesso. E sucesso, para mim, é levar o Coachee onde ele quer, e mui­tas vezes precisa, chegar. Precisa, pois está num ambiente corporativo comprometido com alta performance própria, da equipe e da organização em que atua.

Conhecimentos sobre cenários, ambientes, estruturas, culturas corporativas e especial­mente sobre o desenvolvimento e compor­tamento do Ser Humano na relação consigo mesmo e com o outro.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O Inglês como fortalecimento da marca pessoal

Pouco se fala a respeito do inglês como uma ferramenta poderosa na construção da marca pessoal, entretanto por ser língua franca nos negócios internacionais, permitindo a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes países e culturas, seu domínio pode abrir portas para oportunidades globais, facilitar negociações e conferir uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, então... leia mais

9 minutos

O assediador é o outro

Trago um tema que muitas vezes evitamos discutir ou encarar: como cada um de nós pode, sim, ser um assediador sem se dar conta. Segundo a Controladoria Geral da União “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exageradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma... leia mais

8 minutos

O essencial cabe na bagagem de mão?

Algo muito importante e que não pode faltar. Esse é o significado da palavra essencial. Mas, como definir o que é essencial ou prioridade em nossa vida? É escolher o que realmente queremos, o que faz sentido e nos faz feliz? Ou acreditar que a vida nos apresenta um cenário e a gente vai se encaixando nele da melhor forma? Comparo essas questões com arrumar a mala. O que levar para uma... leia mais

5 minutos

Grupo 3 - Abordagens Metodológicas

Ao longo desses 10 anos da Revista Coaching Brasil, trouxemos muitas metodologias procurando abrir a “caixa preta”, e mostrar os fundamentos, foco, possibilidades e limitações de cada metodologia. Fiz uma lista com todas as abordagens metodológicas que já abordamos, e caso você sinta falta de alguma, por gentileza me avise que vou colocar na lista de próximas edições. Sempre... leia mais

10 minutos

Sobre Escuta Ativa

Ao falarmos de comunicação, a grande ênfase na maior parte dos cursos, é colocada na nossa capacidade e habilidade em nos comunicarmos bem, de forma clara. Praticamente em todo curso que ministrei sobre Comunicação Empática, com base na CNV (Comunicação Não Violenta), alguém citava a importância de termos uma comunicação assertiva. Bem, isso dá uma longa discussão sobre o que... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium