revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #34 - Março 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Dicas para se tornar um Coach mais seguro

- Cultive o pensamento positivo e saia da sua zona de conforto;
- Confie em si mesmo e reforce seus talentos;
- Aprofunde no seu autoconhecimento;
- Aprenda com os seus erros e seja flexível;
- Controle o seu crítico interno;
- Confie mais na sua intuição elaborada.

Não é à toa que sempre reforçamos as diferenças entre Coaching, terapia, consultoria, etc, pois, é muito comum que a insegurança faça você agir e atuar mais na sua zona de conforto, isto é, que você aja como está acostumado, sendo diretivo e responsivo. Lembre-se: você não tem todas as respostas e como Coach não deve dar nenhuma!...

Nós temos um “termômetro interno de sucesso” que nos induz a tentar ter respostas sobre tudo... Cuidado!

Lembre-se que um processo de Coaching, assim como todo processo de crescimento, mudança, transformação e desenvolvimento pessoal, é um “jogo de luzes e sombras”, cabe ao Coach apoiar o seu Coachee a ampliar a consciência e escolha (do Coachee) sobre onde quer jogar luz!

Até agora falei das inseguranças do Coach, mas creio que seja pertinente também falar sobre as dificuldades práticas para se colocar no mercado de Coaching, em seus primeiros passos. São elas:

- Como identificar o meu nicho de atuação?
- Como prospectar meus clientes?
- Pessoa física ou pessoa jurídica?
- Como cobrar?


- Como identificar o meu nicho de mercado?

Para realizar escolhas conscientes de o que fazer e para quem prestar os seus serviços como Coach, é necessário que você use toda a sua maturidade para identificar o seu nicho de atuação.

Nicho de mercado é um conjunto de pessoas com características e necessidades específicas a serem atendidas. Isso significa a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica para determinado público-alvo prioritário, consolidando-se como o fornecedor número 1 na cabeça do consumidor (share of mind).

Um nicho é algo que deve ser encontrado. Um nicho deve ser descoberto, identificado e "aproveitado". É tal e qual aquela brincadeira da Dança das Cadeiras, a cadeira vaga será de quem chegar primeiro!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Uma Marca que Transcende Você Mesmo

Que emoções evocam os nomes: Ayrton Senna? Madre Teresa de Calcutá? Martin Luther King? Nelson Mandela? Bruce Lee? Mahatma Ghandi? Faço esta provocação porque costumamos pensar em marca pessoal como algo que nos serve apenas como um alavancador de vendas, onde você é o produto e o objetivo é maximizar a sua empregabilidade, ou o volume e valor de vendas de seus produtos e serviços... leia mais

14 minutos

O Papel dos Líderes na Criação de um Ambiente de Trabalho Livre de Assédio

A primeira vez que experimentei um ambiente de trabalho tóxico em minha carreira, foi quando fui promovida, e com isso, transferida para atuar na equipe da matriz da empresa. Quando cheguei ao meu novo local de trabalho, nem todos os colegas vieram dar-me as boas-vindas. Os mesmos colegas com quem eu interagia de forma frequente, ligando desde uma das filiais da empresa, agora me olhavam com... leia mais

12 minutos

Sobre Liderança

Se existe um tema que é super falado, aclamado, festejado, este é o da Liderança. Falar sobre Liderança no mundo atual é constatar que está exatamente aqui uma das maiores carências humanas, liderar equipes, grupos, partidos, cidades, estados e países. A liderança ainda está extremamente associada ao exercício de poder que o cargo traz. Muitas vezes, como dizia minha mãe, esse... leia mais

4 minutos

Inteligência Espiritual Fortalecendo a Confiança

No mundo dos negócios, uma liderança eficaz é crucial para o sucesso das empresas. Além das habilidades técnicas e de gestão, os líderes também precisam desenvolver competências emocionais e espirituais para enfrentar os desafios do ambiente corporativo. Neste artigo, examino a relação entre inteligência espiritual e confiança, destacando como o desenvolvimento da inteligência... leia mais

10 minutos

Formas de usar – e não usar – as ferramentas de Assessment

Na minha jornada tenho usado ferramentas de Assessment desde 1992. Conheci muitas: MBTI, TMP, MEP, HOGAN, FACET, IE, Birkman, BARRETT, DISC, e por aí afora. Estudei-as e me certifiquei em várias delas. Apliquei-as aqui e no exterior. Vivenciei muitos projetos onde o assessment foi fundamental para o sucesso, mas também observei muitas vezes o mau uso das ferramentas. Quero compartilhar aqui... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium