Nosso coach João nos traz a seguinte questão:
Um cliente que está comigo há vários meses recentemente perdeu o emprego e não tem como continuar o processo de Coaching como vinha fazendo. Porém, sinto que ele precisa do Coaching neste momento mais do que nunca. É adequado oferecer desconto? Ou não cobrar dele por um tempo?
Em tempos de crise como os atuais, vemos amigos, familiares e mesmo clientes passarem por um período de dificuldades em suas vidas profissionais. Seja pelo receio de serem desligados de suas empresas, por não terem perspectivas de crescimento ou desenvolvimento por um certo tempo ou por seus negócios sofrerem o impacto de um período de recessão. Mesmo nós, coaches, podemos ver nossas agendas mais vazias.
Seu primeiro impulso de ajudar um cliente seu em dificuldade pode ser fruto de uma profunda empatia, mas precisamos nos perguntar se realmente o ajudaria. Somos seres que vivemos em sistemas, cujas leis que os regem devemos ter mais consciência. A primeira é o direito ao pertencimento; a segunda é o equilíbrio entre dar e receber; a terceira é a hierarquia que organiza os sistemas. No caso aqui, João, talvez deva refletir sobre o equilíbrio entre dar e receber.