revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #10 - Março 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Um outro olhar - Ed. 10

Nosso coach João compartilha uma situação interessante que vive e pede uma luz. Diz João:
- Um de meus coachees corporativos, um gerente de marketing com dez anos de empresa e quinze de carreira, na segunda sessão de Coa­ching, muito emocionado, diz que na verdade não vê sentido nas metas pelas quais está trabalhando no Coaching, que elas não ecoam no seu coração. Diz sentir um imenso vazio interior e não ter a menor ideia de que direção seguir. Sonha em ganhar na loteria e passar os próximos cinco anos apenas viajando pelo mundo. Ele diz que perdeu a capacida­de de sonhar, que os planos, mesmo os pessoais não causam nenhum entusiasmo, pois parecem não fazer sentido em sua vida. Ele se sente a pessoa errada, na empresa errada, levando a vida errada. Eu, como coach, não consegui contribuir com grandes questionamentos que lhe trouxessem alguma luz pois, de certa forma, também me sinto assim... Minha maior vontade era dizer para ele: '– Eu também'.


Olá João, obrigada por compar­tilhar conosco sua história. Com certeza, todos nós coaches, em algum momento, nos identi­ficamos com as questões dos nossos clientes e precisamos saber lidar com isso.

Vou compartilhar com vocês o que, em minha percepção, seria a melhor forma de condução de um processo de Coaching como o trazido por você.

Para isso, quero dividir a análi­se em duas partes: o que está acontecendo com o coachee e o que está acontecendo com o coach. Iniciemos pelo coachee.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Um outro olhar - Ed. 132

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: aprendi, a duras penas, em minha capacitação para ser coach, que a agenda é do cliente. Entretanto, estou conduzindo um processo de coaching com uma pessoa bastante prolixa. É muito difícil ela se manter em um mesmo assunto, ou dentro da agenda que ela definiu durante a contratação da sessão. Sinto que isso está prejudicando o progresso dela no... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 131

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: tenho percebido um padrão de comportamento meu quando trabalho com cliente que processam seus pensamentos falando. Em geral essas pessoas falam bastante, pensam alto, mudam de uma ideia a outra. Não é raro que para que eu possa fazer alguma intervenção eu acabe interrompendo a cliente. Além disso, quando “tomo a palavra” acho que acabo falando... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 130

Nosso coach João nos traz o seguinte caso: estou conduzindo o processo de coaching de carreira com uma senhora 25 anos mais velha que eu. Ela foi uma executiva importante, chegando a sócia em renomada consultoria, e agora se diz perdida diante da aposentadoria compulsória. Ela ainda tem muita energia e vontade de contribuir, mas não sabe que direção seguir. Com menos experiência e... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 129

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: estou me capacitando em coaching para realizar uma transição de carreira (de profissional de Gente e Gestão de um grande banco para Coach Profissional). Ainda trabalho muitas horas lidando com as demandas que meu cargo exige e como a formação em coaching que estou cursando requer que eu tenha clientes de coaching para praticar, optei por exercer... leia mais

6 minutos

Um outro olhar - Ed. 127

Nossa coach Maria nos traz o seguinte caso: meu cliente de coaching executivo é o representante da filial brasileira da companhia e está se preparando para um momento importante: apresentação a todos os 1.000 funcionários aqui no Brasil sobre os fracos resultados em 2023 e perspectivas para o próximo ano. Acredito que preparar meu cliente para essa exposição é um trabalho de mentoria.... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium