revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #24 - Maio 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Programa Lideranças Especialistas para o Futuro

Uma nova perspectiva de desenvolvimento gerencial promovido pela Administração Pública Mineira

Em 2014, a Secretaria de Plane­jamento e Gestão de Minas Ge­rais- SEPLAG implantou o Pro­grama Lideranças Especialistas para o Futuro- LEF, que consiste em um processo de tutoria di­recionado ao desenvolvimento de competências gerenciais e a ampliação da rede de relaciona­mentos dos tutorados.

A partir de uma série de es­tudos sobre o tema, foi dese­nhado um modelo híbrido, que associou, além de mentoring e alguns instrumentos de coa­ching, a aprendizagem vivencial como elementos direcionado­res do programa, de maneira a contribuir para o autodesenvol­vimento dos participantes.

Mentor é um termo da língua inglesa, cuja utilização no Brasil ainda se dá na língua original e refere-se, em grande parte das vezes, ao responsável pelo processo de aconselhamento e tutoramento de alunos e em­pregados. Devido às especifici­dades existentes no setor pú­blico, optou-se utilizar o termo tutoria para caracterizar a utili­zação de técnicas de mentoring com alguns instrumentos de coaching, sendo o tutor repre­sentando o papel do mentor e o tutorado o papel de mento­rado. A implementação de um programa de tutoria desse tipo apresentou-se como um grande desafio, dado o contexto pecu­liar de sua aplicação. Essa nova prática de desenvolvimento culminou na definição de estra­tégias direcionadas à estrutura­ção de um projeto piloto com duração de 06 meses para que, a partir de sua implementação, fossem identificados pontos positivos, desafios e pontos de melhoria que seriam incorpora­dos em sua expansão.

Este programa contou com a participação de gestores com grande expertise e referências em boa gestão que atuaram como tutores. Estes tutores compartilharam suas experi­ências e conhecimentos com os tutorados e os orientaram para o desenvolvimento de suas carreiras, características essas próprias de processos de men­toring.

Além destas características, os tutores também utilizaram ferramentas de coaching, ten­do como referência a definição de resultados esperados com o processo, acompanhamento do alcance dessas metas de desen­volvimento dos tutorados.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A experiência do ECAD com o Coaching Executivo

O Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criado por Lei Federal e que possui como principal objetivo centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical. Criada e administrada por nove associações de gestão coletiva musical, o Ecad busca constantemente valorizar... leia mais

6 minutos

O sucesso de uma experiência inédita de mentoria para novos juízes

No âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Corregedoria Geral tem como uma das compe­tências desenvolver atividades de orientação e acompanhamen­to do processo de vitaliciamento dos juízes. Vitaliciamento é um período bienal durante o qual os novos magistrados são avaliados em sua atuação e desempenho, antes de adquirirem a estabilida­de. Também é responsabilidade da... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium